Os cerca de 630 quilómetros de ferrovia que deverão ser encerrados até ao final do ano servem aproximadamente 830 mil passageiros por ano. As estimativas são da CP para o ano de 2011.
Corpo do artigo
Numa nota enviada à agência noticiosa Lusa, a CP indicou o número de passageiros estimado para este ano nos trajectos que podem encerrar conforme o projecto do Plano Estratégico de Transportes.
No documento refere-se a desactivação, até ao final do ano, dos serviços de passageiros nas linhas ferroviárias do Leste, do Vouga, do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz, e da Linha do Alentejo, entre Beja e Funcheira.
Na Linha do Leste, os dados indicam 28164 passageiros por ano e uma média de 19 por comboio, enquanto para o trajecto Beja-Funcheira estão estimadas 4123 pessoas, numa média de três por comboio.
No trajecto Caldas da Rainha-Figueira da Foz, os dados da CP referem 186580 passageiros anuais e uma média de 53 por comboio. Na Linha Vouga, a indicação é de 610242 por ano e uma média de 46 por comboio.
Prevê-se, porém, que seja "assegurada a mobilidade das populações através de concessões rodoviárias", segundo o mesmo projecto do Plano Estratégico de Transportes.