A chuva intensa que caiu na cidade de Alcobaça ao início da tarde de hoje, terça-feira, provocou várias inundações em estabelecimentos comerciais e garagens.
Corpo do artigo
"Temos neste momento 20 homens e cinco viaturas a resolver as inundações, retirando a água que se acumulou nesses espaços", afirmou o responsável, explicando que continua a chover, embora com menos intensidade.
Pedro Pombo adiantou que a preocupação dos bombeiros é o eventual aumento do caudal do rio Alcoa, que pode originar novas inundações se galgar as margens.
"Se parar de chover não há problema, mas se continuar a situação pode agravar-se", declarou o responsável, que não tem ainda informação sobre os danos que a situação causou.
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, explicou que se tratou de uma situação "extraordinária", com uma "dimensão de água enorme, durante cerca de meia hora, em que choveu torrencialmente", entre as 13 horas e as 14 horas.
"Houve inundações no parque adjacente ao tribunal, no Rossio, em frente ao mosteiro de Alcobaça, em vários estabelecimentos e também entrou água nos Paços do Concelho", declarou Paulo Inácio.
O autarca adiantou que os meios da autarquia estão no terreno e "o problema do escoamento de água está resolvido".
"Temos também alguns relatos de inundações na freguesia de Cela, para onde foram enviadas equipas da autarquia", acrescentou Paulo Inácio, esclarecendo que "está agora a proceder-se à contabilização dos danos", dado que "a cidade voltou à normalidade".
Também em Caldas da Rainha os bombeiros estão a braços com várias inundações, que ocorreram, sobretudo, no centro da cidade.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, "registaram-se várias inundações, uma das quais numa agência bancária".