Estão confirmados 37 casos de dengue na Madeira, estando seis utentes internados no hospital do Funchal, foi anunciado, esta quarta-feira.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado na região, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira (Iasaude) informa que o número de casos prováveis de pessoas infetadas ascende a 262 e que o total cumulativo de doentes internados é de 30.
A atualização anterior de dados feita pelo instituto, na sexta-feira passada, dava conta de 18 casos confirmados, três adultos internados e 256 casos a aguardar confirmação laboratorial.
A nota acrescenta que "as ações de avaliação entomológica, intensificadas desde 4 de setembro, estão neste momento a percorrer as zonas mais afetadas por casos e incluem não só o inventário e a avaliação de criadouros doméstico e peridomésticos, bem como orientação para a sua eliminação e cuidados de proteção individual à população".
O organismo volta a alertar para as atitudes a adotar na prevenção, eliminando as condições favoráveis à criação do mosquito 'Aedes aegypti', o principal vetor da dengue, e a enunciar os sintomas da dengue, insistindo que, caso se manifestem, o utente deve procurar o serviço de urgências das unidades de saúde da região.
O instituto informa ainda que as "ações de avaliação entomológica e epidemiológica serão acompanhadas por um perito do Centro Europeu de Controlo das Doenças que se deslocará à Madeira".
O mosquito 'Aedes aegypti', considerado o principal vetor da dengue, foi detetado na Madeira em 2005, mas os dois primeiros casos da doença surgiram apenas no início de outubro deste ano.