O corpo do português Rui César Peixoto, que morreu na sequência de um acidente de surf na Indonésia, chegou a Portugal na quinta-feira, confirmou o Departamento Provincial de Saúde de Bali.
Corpo do artigo
Segundo a mesma fonte, o corpo partiu da ilha de Bali na quarta-feira, pelas 21.00 horas (hora local), num voo da companhia aérea KLM, e chegou a Lisboa no dia seguinte pelas 03.00 horas (hora de Portugal continental).
Rui César Peixoto, que sofreu o acidente quando praticava surf em Lakey Peak na ilha de Sumbawa, morreu em 16 de agosto no Hospital Kasih Ibu, em Bali, devido a uma "disfunção de múltiplos órgãos", disse a coordenadora médica do hospital, Rini.
A médica precisou que a condição do paciente à chegada ao hospital "era demasiado má" e que não houve resposta à medicação durante 72 horas, sendo que, após ser sujeito a hemodiálise para ajudar a função renal, o português veio a falecer.
Segundo o portal "Surf Total", que avançou a notícia, o surfista e professor na Universidade Lusófona, que tinha por hábito deslocar-se à Indonésia duas a três vezes por ano para fazer surf, sofreu um acidente que levou ao afogamento, sendo depois reanimado junto à praia.
O português terá chegado ao primeiro hospital no dia do acidente, a 12 de agosto, e, um dia depois, sido transferido para outro hospital em Sumbawa.
O número de residentes em Portugal que viajam para o arquipélago da Indonésia - um dos destinos de eleição para os surfistas - aumentou de 9527 em 2005 para 15406 em 2012, segundo dados do Serviço Central de Estatísticas da Indonésia.