
O secretário de Estado das Comunidades afirmou, esta quinta-feira, que os corpos dos pescadores que morreram no naufrágio do pesqueiro "Mar Nosso", que ocorreu, esta quinta-feira, nas Astúrias, deverão chegar a Portugal na segunda-feira.
José Cesário disse à agência Lusa que tem estado em contacto com a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, de onde os pescadores são oriundos.
Segundo o secretário de Estado das Comunidades, as buscas dos dois pescadores desaparecidos vão ser retomadas sexta-feira.
Questionado sobre o apoio do Governo português no transporte dos corpos dos pescadores, José Cesário garantiu que o mesmo dependerá das condições das famílias, mas o apoio não deixará de existir se for necessário.
O "Mar Nosso", com pavilhão português e armador de Marín (Pontevedra), encontrava-se na faina da cavala e naufragou hoje a 20 milhas ao norte da ria de Navia por causas desconhecidas, quando o mar se encontrava em boas condições, depois de ter saído horas antes do porto de Avilés.
A tripulação do barco, de 32 metros de comprimento e 183 toneladas, era constituída por 12 marinheiros - cinco galegos (todos resgatados com vida) e sete portugueses, dos quais dois morreram, três continuam desaparecidos e os outros dois foram hospitalizados.
