<p>Começa hoje, em Madrid, a WWW2009, uma conferência anual sobre a World Wide Web (WWW). Durante cinco dias, o Palácio Nacional de Congressos vai receber cerca de mil investigadores ligados à Internet sob o mote: "Depois de vinte anos, para onde caminha a Web do futuro".</p>
Corpo do artigo
Tim Berners-Lee, um dos inventores da Web, vai proferir a palestra de abertura do 18º Congresso Internacional da World Wide Web para traçar o percurso da Web desde 1989 até ao futuro, assinalando desta forma os vinte anos da sua invenção.
Provavelmente, Berners-Lee, não imaginava a importância que a invenção que levou a cabo (nos anos 80 e 90) viria a ter. Hoje em dia, a Web (sistema de partilha de documentos interligados na rede global) é a forma como a maior parte das pessoas tem contacto com a Internet (rede de computadores que comunicam entre si através de um protocolo de comunicação).
O acesso à Web através do computador, telefone e televisão é um dos pontos essenciais de discussão no evento de 2009. Os mais entendidos poderão assistir a palestras sobre programação e linguagem de Internet. No entanto, nenhuma grande congresso sobre a WWW poderia escapar às redes sociais e "Web 2.0", tão na moda nos dias de hoje. Redes como o Twitter (serviço de micro-blogues) despertam a atenção dos especialistas pela velocidade com que a informação corre o Mundo, que ultrapassa a velocidade dos média tradicionais.
Os cinco dias de congresso serão preenchidos com conferências, mesas redondas, "work-shops" e tutoriais apresentados por investigadores de várias universidades mundiais e representantes das principais empresas que actuam no mercado de Internet. A Microsoft, Yahoo, Google, eBay, Mozilla, Universidade do Texas e Instituto de Tecnologia do Massachussets (MIT), entre outros, estão representados no certame que termina na sexta-feira.