A Direção-Geral da Saúde alertou os portugueses para o estado de emergência decretado nas Honduras devido a casos de dengue, aconselhando quem pretenda viajar para aquela zona a recorrer a uma consulta do viajante.
Corpo do artigo
"O governo das Honduras declarou [quarta feira] o estado de emergência devido ao aumento do número de casos de dengue. Os viajantes para aquela região deverão obter, nas consultas do viajante, informação adicional sobre os cuidados especiais a ter", escreve a Direção-Geral da Saúde (DGS) num alerta de saúde pública na sua página da Internet.
A alta incidência de casos de dengue clássico e hemorrágico levou o governo hondurenho a declarar o "estado de emergência a nível nacional".
Segundo o Ministério da Saúde das Honduras, registaram-se este ano nove mortes devido a dengue hemorrágico, entre mais de 400 pessoas que contraíram esta doença em todo o país.
As autoridades registaram ainda mais de 10 mil casos de dengue clássico, com maior incidência em Tegucigalpa e São Pedro de Sula, as duas cidades mais importantes do país.
O dengue é uma infecção provocada por um vírus, que se transmite através da picada de um mosquito.
Estes mosquitos existem em "várias áreas do globo, particularmente nas regiões tropicais e subtropicais", refere o "site" da DGS.
A principal medida de prevenção é a protecção individual contra a picada do mosquito, uma vez que não existe vacina para esta doença.