A protecção civil registava, às 8.30 horas, 16 incêndios, destacando quatro que lavravam nos distritos de Vila Real, Porto, Viana do Castelo e em Aveiro, o que mobilizava mais meios.
Corpo do artigo
A lavrar desde as 19.05 de quinta-feira, o fogo em povoamento florestal com duas frentes activas está a ser combatido por 136 bombeiros, apoiados por 41 veículos operacionais.
No concelho de Viana do Castelo, lavra um incêndio, agora com três frentes activas, em Pedrulhos desde as 18.25 horas de quinta-feira. No local, estão um total de 127 homens e 42 veículos operacionais.
No distrito do Porto, um incêndio na localidade de Vez Avis, Penafiel, prossegue com uma frente activa. O fogo, que deflagrou às 20.02 horas de quinta-feira, mobiliza 108 homens e 37 veículos.
Em Vila Real, prossegue desde quarta-feira o fogo de Samardã, com uma frente activa. No local estão 84 homens, apoiados por 22 bombeiros.
Ainda no distrito de Vila Real, às 7.47 horas foi dominado o incêndio da localidade de Cerdeira.
Desde a meia-noite, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 79 fogos, estando às 8.30 horas 16 activos. Contudo a ANPC destaca apenas quatro, os que que lavram há mais de duas horas, ou que têm mais de 10 veículos operacionais ou três ou mais meios aéreos pesados.