As baixas temperaturas colocaram hoje, quinta-feira, os distritos de Évora e Beja sob aviso laranja e outros 13 a amarelo, o mesmo sucedendo com os arquipélagos da Madeira e dos Açores, que estão sob influência da chuva.
Corpo do artigo
O tempo frio continua a afectar todo o território continental, com os termómetros a marcarem, às 6 horas de hoje, -3,9 graus Celsius em Bragança, -2,1º em Vila Real, -1,4º em Viseu, -0,2º em Leiria e -0,1º em Castelo Branco.
As temperaturas continuarão baixas em todo o país, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), com a zona alentejana a estar com o aviso laranja activo - o segundo menos grave numa escala de três, que significa situação de risco moderado a elevado. Os termómetros irão registar em Évora e Beja 0º e 1º de mínima, respectivamente, e 9º e 10º de máxima.
Os distritos de Viana do Castelo e Aveiro são os únicos que estão sem qualquer aviso, com os restantes a apresentarem o aviso amarelo activo - o menos grave, que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das conduções meteorológicas - e a costa algarvia a sofrer os efeitos da agitação marítima.
Ainda de acordo com o IM, o tempo frio deverá persistir, o céu apresentar-se-á geralmente limpo e o vento será moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) e com rajadas até 70 km/h, nas terras altas. A intensidade do vento deverá diminuir, tornando-se de leste fraco (inferior a 15 km/h) na região norte, a partir do meio da manhã, e na região centro e no Alentejo, a partir da tarde.
Devido ao frio, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu ontem, quarta-feira, um comunicado a recomendar que sejam adoptadas várias precauções, nomeadamente a verificação dos equipamentos utilizados para aquecimento antes de os utilizar, limpeza das chaminés das lareiras, ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde e especial atenção para com os idosos e crianças.
A DGS recordou ainda que os mais vulneráveis ao frio são as crianças, idosos, doentes crónicos e sem abrigo, aconselhando todos a utilizar várias camadas de roupa, protecção das extremidades do corpo (com luvas, meias e gorros), assim como ingestão de bebidas e alimentes quentes, devendo evitar-se as alcoólicas ou com cafeína.
O arquipélago dos Açores, sob aviso amarelo, antecipa-se a chuva e aguaceiros nos três grupos de ilhas, com o vento a soprar de leste forte, com rajadas que poderão atingir os 90 km/h.
No arquipélago da Madeira, também sob aviso amarelo, prevê-se chuva e aguaceiros, por vezes fortes, céu geralmente muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de sueste, soprando por vezes com rajadas na ordem dos 80 km/h nas zonas montanhosas.