A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal garantiu, sexta-feira, que os estabelecimentos de restauração de Portugal são "dos mais seguros do mundo", depois de detectado um surto infeccioso da bactéria E.coli na Alemanha.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) afirma que "as regras de higiene e segurança alimentar (...) garantem que Portugal lidera a segurança alimentar", explicando que a metodologia de controlo utilizada se baseia "no auto controlo e nas boas práticas", tendo sido "previamente validada pela ASAE", a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica.
A Associação explica que, "diariamente", os estabelecimentos procedem ao "auto controlo, através da verificação física de todos os processos, desde a recepção dos alimentos à garantia da sua rastreabilidade (origem), passando pela sua conservação, manuseamento e confecção, até à mesa do cliente".
A ARESP "saúda" os produtores e distribuidores de produtos hortícolas portugueses e apela ao "constante auto controlo" para que a gastronomia portuguesa "continue a ser o paraíso da boa mesa, livre de E.coli ou qualquer outra bactéria alimentar".
Um surto infeccioso da bactéria E.coli foi detectado na Alemanha na semana passada, tendo provocado 18 mortos e afectado milhares de pessoas. Morreram 17 pessoas na Alemanha e uma na Suécia.