A escola de Economia da Universidade Nova de Lisboa foi considerada pelos seus pares, pela primeira vez, uma das 100 melhores do mundo, de acordo com o "ranking" Eduniversal, que, na edição deste ano, inclui cinco instituições portuguesas.
Corpo do artigo
O "ranking" Eduniversal resulta da avaliação feita pelos diretores de cerca de mil escolas de negócios e gestão do mundo, hierarquizando as instituições em cinco listas distintas, consoante o número de "palmas" conquistadas, que pode variar entre uma e cinco.
As instituições às quais são atribuídas as cinco "palmas" são consideradas universais, a distinção máxima.
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) atingiu pela primeira vez, este ano, esse estatuto, ao chegar à lista das 100 melhores do mundo, mas figura na 88.ª posição, numa classificação liderada pela escola de negócios da universidade norte-americana de Harvard.
A segunda instituição portuguesa melhor classificada neste "ranking" é a Católica-Lisbon, da Universidade Católica Portuguesa, que ocupa a 43.ª posição entre as escolas que conquistaram quatro "palmas".
Na lista das escolas com três "palmas" estão três portuguesas: a ISCTE Business School, do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, e a Porto Business School (PBS), escola de economia e gestão da Universidade do Porto.
A Eduniversal apresenta-se como uma agência de "rankings" e "ratings" dedicada ao ensino superior, criada em 1994, com sede em Paris.