A empresa ADP Fertilizantes, sob investigação relacionada com o surto de legionela, garantiu esta quarta-feira que cumpre a lei e segue as recomendações das inspeções, e disse esperar que os 400 trabalhadores possam voltar rapidamente a laborar.
Corpo do artigo
"A ADP Fertilizantes, S.A. aguarda que a causa da contaminação seja descoberta com a celeridade possível, de modo a permitir o regresso à laboração normal de uma empresa onde trabalham, em segurança e há quase 60 anos, mais de 400 trabalhadores", diz a administração da empresa em comunicado.
Na terça-feira, o ministro do Ambiente anunciou uma ação inspetiva extraordinária à empresa para averiguar um eventual crime ambiental relacionado com o surto de legionela, uma bactéria que já infetou 302 pessoas no concelho de Vila Franca de Xira, e que pode ter provocado até agora nove mortes (quatro delas ainda por confirmar, segundo a Direção Geral de Saúde).
No comunicado a empresa garante que tem cooperado com as autoridades desde o início da epidemia, na semana passada, e que por iniciativa própria parou a fábrica quando soube que um funcionário tinha sido contaminado.
"A ADP Fertilizantes, S.A. tem cumprido todas as obrigações impostas pela Lei quanto à análise e tratamento de águas que utiliza nas suas torres de arrefecimento das fábricas" e tem "sido submetida a inspeções regulares pelas autoridades, observando com rigor todas as recomendações por elas feitas", diz o comunicado.
No mesmo documento esclarece-se ainda que as análises e tratamento das águas usadas nas torres estão a cargo de uma empresa especializada "ao abrigo de um contrato que consagra as melhores práticas da indústria", e que a ADP aguarda os resultados das investigações "com a consciência de que cumpriu com diligência as boas práticas em matéria de tratamento de águas".
Os representantes dos trabalhadores da empresa marcaram para quinta-feira às 15 horas um plenário de esclarecimento. A Comissão de Trabalhadores, também em comunicado, considera que não existem sinais de alarme para a saúde e segurança dos trabalhadores.