O corte no abastecimento de energia elétrica e de água mantém encerradas 20 escolas da cidade de Leiria, informou a Câmara Municipal.
Corpo do artigo
A rutura no abastecimento de energia levou ao encerramento da escola-sede do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Leiria, e de 16 escolas do 1º Ciclo deste agrupamento da freguesia da Carreira, durante segunda e esta terça-feira, precisou o Gabinete de Comunicação da autarquia.
O jardim-de-infância, a Escola Básica do 1º Ciclo e a Escola Básica do 2º Ciclo de Marrazes também se encontram fechadas, devido a uma avaria na bombagem da água que abastece a zona junto ao estabelecimento de ensino.
O jardim-de-infância de Outeiros da Gândara, em Marrazes, encontra-se, de igual forma, encerrado por questões de segurança, tendo em conta que os pinheiros em risco de queda, que se encontram em torno do estabelecimento de ensino vão ser cortados.
Os diretores dos Agrupamentos de Escolas Rainha Santa Isabel e de Marrazes optaram por encerrar os estabelecimentos de ensino, por entenderem não estar reunidas as condições para garantir o seu normal funcionamento.
Os cortes no abastecimento de luz e de água foram provocados pela queda de postes de eletricidade e de árvores, em consequência das fortes rajadas de vento que se fizeram sentir no Concelho de Leiria, entre as 18 horas do dia 18 de janeiro e as 20 horas do dia 19 de janeiro.