O distrito de Faro encontra-se hoje, terça-feira, sob aviso amarelo do Instituto de Meteorologia, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Corpo do artigo
Faro será o distrito com a temperatura mais elevada, 34 graus Celsius, seguido de Beja, Évora e Castelo Branco com 32º e Portalegre e Bragança, com 31º. Nos restantes distritos do país, as temperaturas deverão oscilar entre os 21º, em Viana do Castelo e no Porto, e os 27º, em Viseu.
Lisboa, Funchal e Ponta Delgada não deverão ultrapassar os 26º.
Para o dia de hoje, o Instituto de Meteorologia (IM) prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso, com a nebulosidade a aumentar gradualmente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, a partir do final da tarde. A norte do Cabo Mondego está ainda prevista a ocorrência de períodos de chuva fraca.
O vento soprará fraco a moderado (inferior a 25 km/h) de noroeste, soprando moderado (25 a 35 Km/h) no litoral e sendo temporariamente forte (35 a 45 km/h), com rajadas que poderão atingir os 60 km/h, a sul do Cabo de Sines.
Quanto ao estado do mar, na costa ocidental, as ondas serão de noroeste com 1,5 a dois metros e com a temperatura da água a oscilar entre os 16º e os 18º, enquanto que na costa sul as ondas serão de sudoeste com um metro e com a água a chegar aos 21º.
O aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, representa situações de risco para a realização de actividades dependentes das condições meteorológicas.
