
Hospital Clínic de Barcelona
Um feto com uma obstrução completa da laringe foi operado em Espanha com êxito, pela primeira vez no mundo, revelaram, esta quinta-feira, os responsáveis pela operação.
Corpo do artigo
A cirurgia foi realizada por especialistas do Hospital Clínico de Barcelona e do Sant Joan Déu de Esplugues.
A obstrução da laringe é uma malformação rara que na maioria dos casos causa a morte do feto, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.
Numa conferência de imprensa, os responsáveis pela operação falaram sobre as dificuldades que enfrentaram.
A grávida chegou a Barcelona vinda do Hospital de Cartagena, no qual era seguida e que detetou às 21 semanas de gestação que o feto tinha os pulmões muito dilatados, o que estava a comprimir o coração e a causar insuficiência cardíaca.
Eduard Gratacós, responsável pela operação, disse que "ao chegar ao centro restavam-lhe (ao feto) poucas horas de vida, no máximo dois dias".
Os especialistas levaram mais de hora e meia a preparar e planear a operação, que foi executada em 22 minutos, tendo sido utilizadas técnicas como as usadas no tratamento de hérnias.
"Foi muito difícil porque a mãe tinha placenta anterior, o feto estava inchado e de costas", disse ainda.
Os médicos, que chegaram através da traqueia à laringe, comprovaram que esta era normal, mas estava bloqueada por uma membrana. Esta foi eliminada e as secreções acumuladas nos pulmões foram limpas.
Nas semanas posteriores, os pulmões do feto recuperaram pouco a pouco o tamanho normal e o coração também melhorou. O bebé nasceu 16 semanas depois da cirurgia no Hospital de Cartagena.
Segundo a EFE, esta foi a primeira vez que se realizou com êxito uma operação a um feto deste tipo. Todos os anteriores casos relatados levaram à morte ou à existência de graves sequelas nos sobreviventes.
