A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou a população para a previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, no sul e interior centro, no sábado, e a mesma previsão para domingo, no norte e centro.
Corpo do artigo
Num aviso divulgado, esta sexta-feira à noite, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dá conta de que se prevê para o fim de semana a manutenção das condições de instabilidade, com particular incidência nas regiões do sul e interior norte e centro, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, nas regiões do sul e do interior centro, no sábado, a partir do início da tarde e até ao final do dia.
No domingo, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, nas regiões do norte e do centro e vento oeste forte, com rajadas da ordem dos 80 km/hora no litoral oeste a sul do cabo do Mondego.
A ANPC alerta assim para as eventuais dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água em zonas vulneráveis, para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e para a possibilidade de danos em infraestruturas montadas ou suspensas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Évora, Faro e Beja sob alerta laranja no sábado, o segundo mais alto de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
Em Beja e Évora, os alertas estão em vigor até às 24.00 horas de sábado, enquanto que em Faro vigora até às 21.00 horas de sábado.
Os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco estão com alerta amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, até às 03.00 horas de domingo, enquanto no de Portalegre o alerta amarelo está em vigor entre as 15.00 horas e as 24.00 horas de sábado e no de Setúbal entre as 12.00 horas e as 18.00 horas de sábado.