A Federação Nacional da Educação e a Federação Nacional de Professores vão reunir-se esta tarde, em separado, no Ministério da Educação.
Corpo do artigo
A reunião com a FNE, convocada pelo gabinete do secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, Joao Casanova, está marcada para as 14 horas e tem como ponto de ordem a "problemática dos exames nacionais e assuntos conexos".
"Às 14.30 horas, a FNE terá outra reunião no Ministério da Educação e Ciência para discutir a "negociação suplementar relativa à proposta de requalificação profissional", disse fonte sindical.
Já a primeira reunião entre elementos do ministério e a Fenprof está marcada para as 16.00 horas para debater a questão dos exames nacionais e um segundo encontro realizar-se-á às 16.30 horas, no qual será discutido o regime suplementar.
Na quinta-feira, o ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou numa entrevista uma reunião com os sindicatos dos professores, manifestando disponibilidade para o diálogo.
Os sindicatos dos professores marcaram greve aos exames para segunda-feira, quando se realizam os exames de Português e Latim do 12.º ano, com o objetivo de contestar a aplicação do regime de mobilidade especial aos docentes por temerem o despedimento e o aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais.