Um incêndio lavrava, às 17 horas desta quarta-feira, em Tropeço, no concelho de Arouca, mobilizando 176 operacionais apoiados por 42 viaturas e quatro meios aéreos. O fumo cobre o céu na cidade do Porto.
Corpo do artigo
O fogo, cujo alerta foi dado às 10.32 horas, tem duas frentes ativas e é um dos três destacados pela Autoridade Nacional da Proteção Civil na sua página na Internet.
Em declarações à Lusa, o segundo comandante operacional distrital de Aveiro, Pinheiro Duarte, referiu que o incêndio está a consumir "povoamento florestal e eucalipto", sem ameaçar habitações.
Além deste incêndio, segundo o mesmo responsável, há mais dois no distrito de Aveiro que estão a concentrar as atenções dos bombeiros: em Lordelo, no concelho de Vale de Cambra, e em Ossela, no concelho de Oliveira de Azeméis.
"Estas situações ainda estão desfavoráveis. Há muito vento no local", afirmou Pinheiro Duarte, adiantando que também nestes dois casos não há casas em perigo.
O fogo de Lordelo, em Vale de Cambra, deflagrou cerca das 16.30 horas e está a ser combatido por 57 operacionais, auxiliados por 16 viaturas e um meio aéreo.