Quatro incêndios estavam ativos em Portugal esta segunda-feira às 16.30 horas, com o combate às chamas em Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, a concentrar mais bombeiros, quase 300 operacionais.
Corpo do artigo
O fogo em mato na zona de Praçais, no concelho da Pampilhosa da Serra, deflagrou às 13.53 horas e, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), tem duas frentes ativas.
O combate às chamas mobiliza já, segundo os dados mais recentes da ANPC, 295 bombeiros, apoiados por 64 veículos, de entre os quais dois helicópteros e dois aviões bombardeiros.
Além deste incêndio, outros três fogos estavam ativos no país, às 16.30 horas.
Na zona de Corujeira, no Parque Natural da Serra da Estrela, no concelho da Guarda, as chamas eclodiram às 14.07 horas, numa área de mato, e estão a ser combatidas por 106 bombeiros, auxiliados por 23 viaturas (incluindo dois aviões bombardeiros).
Já no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, o fogo eclodiu por volta das 14.43 horas e tem uma frente ativa.
O incêndio, numa zona de floresta, em Pé da Serra, está a ser combatido por 141 bombeiros, apoiados por 32 veículos, entre os quais constam dois aviões bombardeiros médios anfíbios.
Quanto ao concelho de Vinhais, distrito de Bragança, está a 'lavrar' um incêndio, desde 14.58 horas, numa zona de mato no Parque Natural de Montesinho, mas já se encontra dominado.
Um total de 84 bombeiros combate as chamas, apoiado por 19 veículos operacionais, nomeadamente um helicóptero de ataque inicial e um helicóptero bombardeiro.