A radiação ultravioleta do sol vai atingir, no sábado e no domingo, valores bastante elevados, para os quais as autoridades de saúde recomendam cuidados especiais à população.
Corpo do artigo
Nos dois dias, o índice de raios ultravioletas vai ser superior a nove em todo o país, devendo atingir no domingo o valor "Extremo" (11), nas ilhas da Madeira e Porto Santo, em S. Miguel e Santa Maria, no arquipélago açoriano, e na parte ocidental (Barlavento) do Algarve, alerta o Instituto de Meteorologia na sua página eletrónica.
Já esta sexta-feira, todo o continente português suportou radiações de índice nove, valor classificado "Muito Alto" pela meteorologia.
Quando o índice atinge o valor 11 ou superior é considerado haver "perigo" para a saúde e é recomendado às pessoas que não saiam de casa ou se exponham o mínimo possível ao sol.
Quando os valores variam entre oito e 10, é pedido "cuidado" e aconselhado o usos de óculos de sol com proteção para os raios ultravioletas, chapéu, camisola, guarda-sol, creme protetor solar e se evite ao máximo expor as crianças à radiação.