O frio e as temperaturas abaixo do normal, mesmo para esta altura do ano, vão persistir esta semana. As zonas mais afetadas, até com temperaturas negativas, serão o interior Norte e Centro.
Corpo do artigo
As temperaturas mínimas "estarão abaixo do que é normal, mesmo para esta época", avança a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, acrescentando que na Guarda, por exemplo, as mínimas podem ficar-se pelos zero graus e as máximas pelos 5 ou 7 graus. Também cidades do interior, como Braga ou Viseu, poderão enfrentar temperaturas negativas.
Explica aquela meteorologista que "as temperaturas mesmo abaixo do que é normal podem acontecer. O que realmente é fora do comum é este cenário persistir tanto tempo, uma vez que assim já é há duas semanas".
Litoral não escapa
Também o Litoral terá temperaturas abaixo do normal. Lisboa, por exemplo, andará pelos 5 ou 6 graus de mínima e 13 ou 15 de máxima; e o Porto pelos 3 ou 4 de mínima e os 13/14 de máxima. Já Faro pode ter entre os 7 e os 9 de mínima e os 15 e 17 de máxima.
"No geral, são manhãs muito frias, e um anoitecer também, mas o resto do dia não será tão desconfortável, porque também não será muito ventoso".
Entretanto, os serviços de Proteção Civil avisam para o perigos inerentes a este cenário. Alerta para os riscos de incêndio, por curto-circuitos; e apela a uma especial atenção para com as crianças, os idosos e também as pessoas com patologias crónicas.