O secretário de Estado da Presidência, Luís Marques Guedes, afirmou esta quarta-feira que o Governo está a ouvir várias entidades, incluindo a Igreja Católica, sobre alterações aos feriados e que a "breve prazo" apresentará uma proposta sobre esta matéria.
Corpo do artigo
Marques Guedes fez a afirmação na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros, depois de questionado sobre a posição transmitida pela Conferência Episcopal Portuguesa segundo a qual "a condição" da Igreja Católica para "renunciar" a dois feriados religiosos é que o Governo também "renuncie a dois" feriados civis.
O secretário de Estado da Presidência não quis responder à posição da Igreja Católica, mas não deixou de considerar que, "no fundo, é uma posição que já é conhecida, quer dizer, não é propriamente uma surpresa".
Marques Guedes acrescentou que "o Governo está a tratar dessa matéria, está a ouvir as várias entidades que devem ser ouvidas sobre estas matérias", incluindo "a Igreja [Católica], seguramente", porque "em Portugal existem vários feriados que são religiosos".
O secretário de Estado acrescentou, ainda, que "a seu tempo o Governo terá uma proposta concreta".