O homem que está internado no Hospital de Santo António, no Porto, devido a envenenamento por cogumelos, vai ser sujeito a um transplante de fígado cerca das 19.00 horas desta sexta-feira.
Corpo do artigo
Em declarações à Agência Lusa, o responsável pelos serviços de transplantação hepática do Santo António, Jorge Daniel, afirmou que o órgão a transplantar será colhido em Viseu.
O doente, um imigrante indiano de 36 anos, "tem vindo a piorar, mas já soubemos que há um órgão em Viseu, cuja colheita vai ser feita por volta das 16.00 horas. Contamos estar a transplantar por volta das 19.00 horas", declarou o responsável.
Cinco pessoas, de origem indiana, a viver e a trabalhar em Sines, foram intoxicadas, na segunda-feira, por ingestão de cogumelos venenosos e todas entraram em insuficiência hepática, tendo sido levadas para hospitais de Coimbra, Lisboa e Porto.
No caso do homem que estava internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra, fonte hospitalar confirmou já a sua morte, esta sexta-feira de madrugada. Em Lisboa, os três doentes receberam já um transplante.
Nas suas declarações à Lusa, Jorge Daniel explicou que um dos transplantados em Lisboa recebeu um órgão enviado do Porto. "Na altura em que órgão foi levado do Porto para Lisboa, ainda não tínhamos aqui o doente", explicou.