Identificado manobrador de máquinas que terá originado incêndio em Viana do Castelo
Um homem de 21 anos foi identificado pela GNR de Viana do Castelo por ter manobrado, na sexta-feira, a máquina agrícola que originou inadvertidamente, com uma faísca, o incêndio que ainda lavra em Outeiro, naquele concelho.
Corpo do artigo
Fonte da GNR disse hoje à Lusa tratar-se de um trabalhador de uma empresa de Albergaria que estaria a manobrar uma máquina agrícola durante a limpeza de um terreno em Outeiro, a qual terá originado uma faísca durante estes trabalhos.
As chamas terão começado nessa altura, pelas 13.15 horas de sexta-feira, e ainda foram combatidas pelos elementos que se encontravam no local. Contudo, rapidamente se propagaram e ficaram descontroladas.
Atingiram, segundo o último registo avançado à Lusa pela proteção civil, uma linha de fogo superior a cinco quilómetros, passando as chamas por cinco freguesias.
"Os factos foram participados ao Ministério Público e a investigação, durante a qual iremos apurar o que aconteceu, baixou a inquérito", explicou a mesma fonte.
Às 14 horas de sábado, o combate a este incêndio, nas suas três frentes ativas, envolvia 255 operacionais, 70 viaturas e seis meios aéreos, nomeadamente quatro aviões bombardeiros médios anfíbios, segundo informação da proteção civl.
Dezenas de casas, em várias freguesias, continuam ameaçadas pelas chamas, o que obrigou a dispersar meios de combate por vários locais.
Além de bombeiros de vários pontos do distrito de Viana do Castelo, foram também acionados Grupos de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) do Porto, Braga, Coimbra e Vila Real.
Na noite de sexta-feira, durante o combate às chamas, um operacional dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo sofreu queimaduras nas mãos e teve de ser assistido no hospital da cidade. Este bombeiro recebeu alta médica já ao final da manhã de sábado.
A estratégia dos bombeiros centrou-se nas últimas horas no posicionamento de meios para a defesa do perímetro das centenas de casas que estão na linha do fogo, tendo em conta a grande extensão do incêndio.
Durante a madrugada, conforme a agência Lusa constatou no local, em vários pontos de Outeiro e Nogueira o fogo esteve a poucos metros das casas, defendidas com meios dos bombeiros e dos próprios moradores.
As chamas deflagraram no monte do Ramalhão, em Outeiro, nos arredores da cidade de Viana do Castelo, e propagaram-se às freguesias vizinhas de Nogueira, Perre, Cardielos e Santa Marta de Portuzelo.
A grande extensão das frentes de fogo e as dificuldades de acesso têm sido as grandes dificuldades dos bombeiros, tendo as chamas destruído uma vasta área de mato mas também de pinhal e eucaliptal.