A Associação Portuguesa de Insuficientes Renais exigiu, esta quarta-feira, um pedido de desculpas à ex-presidente do PSD Manuela Ferreira Leite, que sugeriu que idosos que tenham meios paguem os tratamentos de hemodiálise.
Corpo do artigo
"Actualmente temos dez mil doentes em hemodiálise cuja idade média é 68 anos. A doença renal atinge mais as pessoas com baixos e médios rendimentos...não vemos milionários a fazer diálise. Esta senhora não tem informação para dizer uma coisa destas", afirmou Carlos Silva em declarações à Agência Lusa.
A APIR "exige um pedido de desculpas" à ex-ministra e líder social-democrata, que "devia preocupar-se com quem são os donos das clínicas [onde se faz hemodiálise], porque é que está tudo no privado e porque é que o Estado não mete a hemodiálise nos hospitais públicos", acrescentou.
"Além dos tratamentos, as pessoas precisam de pagar transporte, medicamentos e hospitalizações. Não temos culpa que um tratamento que temos que fazer dia sim, dia não, que implica estarmos ligados a uma máquina, custe tanto ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)", frisou.
Respondendo a uma questão sobre o direito de pessoas com mais de 70 anos à hemodiálise gratuita através do SNS, Manuela Ferreira Leite disse, na segunda-feira à noite no canal de televisão SIC, que um doente "tem sempre direito se pagar".
A ex-líder social-democrata acrescentou que não é possível manter o SNS "gratuito para toda a gente", clarificando depois que defende que quem tem meios financeiros para isso pague os seus tratamentos.
A APIR pediu também, num comunicado divulgado esta quarta-feira, que a SIC promova um frente-a-frente com Manuela Ferreira Leite e elementos da associação para discutir a diálise em Portugal.