Um investigador formado na Universidade do Minho ganhou o prémio "Melhor Tese Ibérica de Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação", trabalho sustentado pelo desenvolvimento de uma plataforma para analisar ambientes inteligentes que ajudam idosos debilitados a viver autonomamente.
Corpo do artigo
Em comunicado enviado, esta quinta-feira, à agência Lusa pela Universidade do Minho (UMinho), José Luís Silva apontou que esta distinção "atesta" a boa formação e investigação que a instituição integra.
A tese de investigação premiada, "Prototipagem Rápida de Ambientes Computacionais Ubíquos", desenvolveu a APEX, uma plataforma que "visa avaliar e testar rapidamente ambientes inteligentes nas fases iniciais do seu desenvolvimento, através do uso de um servidor de aplicações 3D e uma ferramenta de modelação".
Segundo o comunicado, esta plataforma "inovadora" permite que 'designers' e programadores façam "uma análise mais rigorosa de um sistema (ambiente inteligente) que ajuda os idosos debilitados a viver autonomamente nas suas casas".
José Luís Silva explica que "os avanços nesta área permitem desenvolver mais rápida e eficientemente esses ambientes que irão futuramente estar muito mais presentes no dia-a-dia, nomeadamente através das áreas ligadas à saúde, indústria e entretenimento".
O investigador salientou também o valor da distinção para a instituição minhota. "Esta distinção atribuída pela Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias atesta a qualidade da formação e da investigação presente na UMinho", afirma José Silva.
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho, José Luís Silva, de 29 anos, desenvolveu a tese de doutoramento no âmbito do programa doutoral em Informática promovido pelas universidades do Minho, Aveiro e Porto, que incluiu vários períodos de investigação na Universidade de Newcastle.
José Luís Silva é agora professor na Universidade da Madeira e investigador do Madeira Interactive Technologies Institute, depois de ter feito um pós-doutoramento na Universidade de Toulouse (França) em colaboração com a Airbus.