A circulação automóvel já foi retomada no IP4, na zona da Amendoeira, distrito de Bragança, mas as dificuldades de circulação persistem em vários pontos da via devido à neve, de acordo com informações da GNR. Na Guarda, o fim de tarde foi "caótico", por causa de um forte nevão.
Corpo do artigo
O principal itinerário do Nordeste Transmontano, que liga ao Porto, o PI4, esteve fechado, no final da tarde desta terça-feira, no concelho de Macedo de Cavaleiros, devido à queda intensa de neve. A via ficou transitável depois da intervenção dos limpa-neves, mas a situação pode repetir-se se continuar a nevar, segundo a GNR, a autoridade que determina se existem condições de segurança para manter as estradas abertas ao tráfego.
De acordo ainda com a fonte, outro ponto crítico do IP4 é o Alto de Rossas, junto a Bragança, onde o trânsito circula com muita dificuldade. Outras estradas da região, sobretudo das zonas mais altas junto às serras, apresentam os mesmos constrangimentos.
Na capital do distrito vizinho a sul, uma intensa queda de neve originou hoje uma situação "caótica" nas estradas da Guarda, disse à agência Lusa o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil. Segundo Eduardo Matas, a partir das 18.30 horas "trovejou e nevou abundantemente".
O responsável referiu que cerca das 19.30 horas havia "ruas cortadas ao trânsito e viaturas atravessadas" e que se instalou "o caos em termos de circulação rodoviária".
Eduardo Matas disse que os meios humanos e materiais do Serviço Municipal de Proteção Civil eram "poucos" para responder às necessidades.
Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda confirmou à Lusa que devido a uma intensa queda de neve se verificam problemas rodoviários nas artérias da cidade, na Via de Cintura Externa da Guarda e nos acessos às autoestradas A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e A23 (Guarda/Torres Novas).
A fonte também indicou que na Estrada Nacional 18 (Guarda/Covilhã), no troço Guarda/Benespera, o trânsito está condicionado próximo dos cruzamentos de acesso a Vale de Estrela e Sabugal "por estarem dois veículos pesados atravessados na via".
A GNR mobilizou para o local meios da Proteção Civil, indicou.
Aquela força de segurança também deu conta do fecho à circulação automóvel da estrada nacional 231, que faz a ligação de Seia a Loriga, na Serra da Estrela.
Populações sem transportes em Bragança
A queda de neve deixou hoje de manhã sem transportes públicos 34 aldeias do concelho de Bragança, de acordo com informação adiantada à Lusa pela Câmara municipal.
Segundo o município, em outras sete localidades registaram-se atrasos nos transportes e foi antecipado em duas horas o regresso a casa dos alunos das zonas rurais que frequentam as escolas da cidade.
A queda de neve ocorreu, em Bragança, com maior intensidade a partir do final da tarde.
A autarquia vai avaliar na quarta-feira ao início da manhã se existirão condições de segurança para circularem os transportes públicos e manter as escolas abertas.
As baixas temperaturas durante a noite costumam, nestes cenários, originar a formação de gelo sobre a acumulação de neve tornando perigosa a circulação automóvel e a pé.
Os municípios de Mogadouro e Carrazeda de Ansiães decidiram mandar os alunos para casa depois de almoço para prevenir constrangimentos com o transporte na eventualidade do agravamento das condições climatéricas.