Mais de 400 mil animais serão mortos no México devido a surto de gripe das aves
Mais de 400 mil aves terão de ser mortas no estado mexicano de Guanajuato devido ao ressurgimento da gripe das aves na região, afirmou o governador local, Miguel Márquez.
Corpo do artigo
Questionado pelos jornalistas, o governante explicou, no entanto, não existirem motivos para que a especulação leve a um aumento do preço da carne de frango e dos ovos.
"Já temos um cerco sanitário que nos vai permitir controlar a situação e serão mais de 400 mil aves mortas, mas esta situação não deve abrir a porta à especulação para que subam os preços da carne de frango e dos ovos", afirmou o governador citado pelo jornal "El Sol", que se publica em Irapuato.
Miguel Márquez salientou também que o surto "está muito focalizado e controlado" e que as autoridades federais estão a tomar as medidas necessárias para que o problema não se espalhe.
Questionado sobre o aproveitamento dos comerciantes para aumentarem os preços, o governante salientou que a autoridade federal do consumidor irá estar atenta, tal como os responsáveis regionais.
Além do isolamento da zona afetada e da morte das aves, as autoridades mexicanas estão também a fornecer vacinas aos produtores para que, de forma preventiva, as aves reprodutoras sejam vacinadas.
Em junho de 2012, um surto de gripe das aves no México obrigou as autoridades e produtores a matarem mais de 22 milhões de aves, além de terem utilizado para administração em animais 140 milhões de vacinas.