Mais de 600 bombeiros estão mobilizados nas operações de combate às chamas dos cinco incêndios que continuam ativos, sendo o da Serra do Caramulo o que envolve mais meios e o que está ativo há mais tempo.
Corpo do artigo
De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), desde as 7 horas da manhã foram extintos dois incêndios que tinham deflagrado durante a madrugada: um em Várzea da Serra, concelho de Tarouca e distrito de Viseu, e outro em Arruda dos Vinhos, concelho de Vila Franca de Xira e distrito de Lisboa.
O incêndio que deflagrou na quarta-feira na Serra do Caramulo, em Viseu, e que provocou a morte de uma bombeira, estava com duas frentes ativas pelas 8.13 horas, mobilizando 253 homens e 69 veículos.
No distrito de Castelo Branco, o fogo que deflagrou às 4.51 horas deste sábado, na Covilhã, continuava com uma frente ativa pelas 8.27 horas, estando envolvidos nas operações 199 bombeiros e 59 veículos.
Já no distrito de Vila Real, há registo de três fogos em curso: o de Torneiros/Beça, no concelho de Boticas, prosseguia às 8.30 horas com duas frentes ativas, o de Calvão, no concelho de Chaves, lavrava com três frentes ativas e, no mesmo concelho, seguia ainda um fogo em Santo António de Monforte, com três frentes ativas.
Desde as zero horas deste sábado, foram registados 51 incêndios florestais, estando nove ainda em curso, sendo que a Proteção Civil só disponibiliza detalhes em relação aos que mobilizam mais meios e/ou lavram há mais tempo.
Durante o dia de sexta-feira, a Proteção Civil detetou 244 incêndios florestais, cujas operações envolveram 5.297 bombeiros e 1.423 veículos operacionais.