Chuvas fortes e trovoadas estão a afectar diversas regiões do país nesta quarta-feira. De manhã, registaram-se inundações no Algarve, Alentejo e Ribatejo, com a intempérie a causar muitos prejuízos. O Instituto de Meteorologia prevê a continuação do mau tempo até sábado.
Corpo do artigo
A forte chuvada que fustigou, fortemente, na manhã desta quarta-feira, as regiões do Algarve, Alentejo e Ribatejo, provocou muitas inundações.
No Algarve, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro registou 59 ocorrências e o aeroporto de Faro esteve fechado durante cerca de duas horas.
No Alentejo,houve também fortes inundações nas zonas de Avis, Montemor-o-Novo e Arraiolos, sobretudo em vias públicas.
No distrito de Évora, os bombeiros foram chamados, ao início da manhã, para seis inundações em Montemor-o-Novo e Arraiolos, tanto em habitações, como em vias públicas, mas sem registo de quaisquer casos graves, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
Mais a norte, no distrito de Portalegre, os bombeiros registaram, esta quarta-feira de manhã, três inundações em vias públicas no concelho e Avis, também sem gravidade, adiantou o CDOS local.
Na freguesia de Ciborro, Montemor-o-Novo, um raio caiu sobre uma habitação, tendo destruído parte da cobertura e a instalação eléctrica e provocado dois desalojados.
Na barragem da Fragusta, as inundações provocaram a queda de um muro, assim como o alagamento de estradas. Contudo, a situação já esta controlada.
Mais a norte, em Pombal, as fortes chuvas provocaram muitas inundações e deixaram a cidade sem luz durante algum tempo.
Em muitas regiões, o mau tempo tem sido responsável por avarias na rede eléctrica.
Já ontem, terça-feira, à noite, a chuva intensa que se abateu em Pombal provocou diversas inundações, em caves e garagens, e deixou parte da cidade sem luz, disse o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários locais.
Também em Santarém, as chuvas fortes que caíram, ontem, terça-feira, provocaram várias inundações no interior da cidade e em alguns concelhos próximos. A forte precipitação caiu pouco depois das 17 horas e provocou também estragos em outros concelhos do distrito.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que a precipitação forte, o granizo e as trovoadas vão manter-se até sábado, devido a uma depressão centrada na região da Madeira. O mau tempo atingirá todo o país.