Depois de quatro anos em queda, as médias dos exames do Ensino Secundário voltam a subir e chegam à positiva: de 9,15 em 2013, para 10,1 em 2014.
Corpo do artigo
De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Educação, mais de metade das secundárias do país conseguiu uma média positiva, quando no ano passado 80% das escolas registaram média negativa.
A escola que conquista, este ano, o primeiro lugar no ranking JN é o Colégio Manuel Bernardes, em Lisboa. A melhor escola pública é a Secundária do Restelo, também em Lisboa, que surge apenas no 30.º lugar do ranking.
A primeira escola do distrito do Porto é o Colégio do Rosário, que desce do 2.º para o 6.º lugar. A primeira escola pública do distrito é a Escola Básica e Secundária dr. Vieira de Carvalho, na Maia, no 40.º lugar do ranking.
O topo do ranking é mais uma vez dominado pelas escolas privadas, mas regista-se, ainda assim, uma melhoria na posição das escolas públicas: há 40 secundárias no top 100.
Na análise a cada uma das oito disciplinas consideradas para o ranking JN, constata-se que as escolas públicas apenas dominam o ranking em Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
A melhoria nas notas dos exames alarga-se ao 4.º, 6.º e 9.º anos. No caso do 4.º ano, apenas 20% das 4454 escolas tiveram média inferior a 50%. Em 2013, tinham sido 41%.
No caso do 6.º ano, são ainda 28% as escolas com média negativa, enquanto no 9.º ano há 377 escolas com média negativa, face às 924 do ano passado. Neste Ciclo, o ranking é liderado pelo Colégio Nossa Senhora da Paz, no Porto. A melhor escola pública é a Escola Infanta D. Maria, em Coimbra, que surge no 25.º lugar.