As estatinas, um medicamento prescrito para a redução dos níveis de colesterol, podem bloquear alguns dos benefícios da atividade física. Um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, reuniu um grupo de pessoas medicadas que se submeteram a um programa de exercício para testar a influência da substância.
Corpo do artigo
As estatinas destinam-se a reduzir os níveis de colesterol do corpo. Os doentes são encorajados a aumentar a sua atividade física para obter melhores resultados e um estilo de vida mais saudável.
Teoricamente, a combinação do medicamento com exercício devia proporcionar as maiores vantagens para a saúde.
No entanto, o estudo conduzido por John P. Thyfault demonstra que as estatinas podem reduzir os benefícios de uma prática desportiva regular. Os investigadores reuniram adultos com problemas de peso e risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Foram submetidos a um programa de treino durante 12 semanas e, metade do grupo, foi medicado com estatinas.
Os resultados mostraram um aumento da aptidão cardio-respiratória em resposta ao exercício para o primeiro grupo enquanto que, no outro, verificou-se uma redução devido à adição da substância.
Segundo John P. Thyfault, a fraca aptidão física é um dos principais problemas que leva "à morte prematura". Se as estatinas impedem os doentes de melhorarem a sua condição aeróbica, então, "é preocupante".
Ainda assim, Thyfault explica que, quem tem colesterol elevado, deve seguir a medicação pois, "não há dúvida que as estatinas salvam vidas".