Ministro da Agricultura formaliza pedido de apoio devido à E.coli na terça-feira
O ministro da Agricultura vai formalizar, na terça-feira, o pedido de apoio aos produtores portugueses afectados pela crise provocada pelo surto de bactéria E.coli, durante a reunião extraordinária convocada para debater estes problemas, disse fonte oficial.
Na reunião extraordinária de ministros da Agricultura europeus vão estar em foco as ajudas ao sector hortofrutícola devido à epidemia que provocou até agora 22 mortes (21 na Alemanha e um na Suécia).
António Serrano vai apresentar aos seus parceiros europeus um "levantamento exaustivo" do impacto desta crise alimentar sobre os agricultores portugueses e "formalizar o pedido de apoio", afirmou à Lusa fonte do ministério.
A reunião foi convocada pela presidência húngara da União Europeia para debater os problemas dos produtores e da comercialização no exterior, depois da Rússia e outros países terem proibido as importações de vegetais comunitários, devido ao surto de bactéria E.coli na Alemanha, indicaram hoje fontes comunitárias.
A Comissão Europeia pode apresentar na terça-feira uma série de ideias de apoio ao sector, como ajudas à intervenção na produção ou a autorização de subsídios públicos aos produtores, afirmaram as mesmas fontes.
A ministra da Saúde espanhola pediu, segunda-feira, ao chegar ao Luxemburgo para uma reunião dos ministros da Saúde da UE, uma revisão do mecanismo de alerta alimentar dos 27 na sequência da epidemia e que espera explicações das autoridades alemãs sobre a gestão do caso.
A epidemia provocou 22 mortos na Europa, 21 na Alemanha e um na Suécia.
