Vinte e seis municípios do Douro dispõem de um milhão de euros para preparar novos planos de emergência que vão incluir a problemática da neve que cada vez mais afecta com regularidade este território, disse fonte da Associação de Municípios do Vale do Douro Norte.
Corpo do artigo
O secretário geral da Associação de Municípios do Vale do Douro Norte (AMVDN), Paulo Noronha, disse hoje, sábado, à Agência que a candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional foi aprovada e que os municípios estão agora em fase de elaboração dos planos ou de abertura de concurso para a sua concretização.
Aos concelhos do Douro Norte, juntaram-se os do Vale do Douro Sul, Douro Superior e Terra Quente, os quais se espalham por um território onde, depois de décadas em que era um fenómeno raro, a neve passou a cair regularidade.
Por isso mesmo, para além dos incêndios, cheias, movimentação de terras e da rede ferroviária, os planos vão também incidir também na questão da neve e formação de gelo.
"Queremos garantir que os documentos possam ser trabalhados e actualizados em permanência e que a seguir possa ser gerido e utilizado por todos", explicou Paulo Noronha.
Os documentos serão elaborados de acordo com as novas tecnologias e estarão ligados ao Sistema de Informação Geográfica, idêntico ao único que está disponível no país e que funciona na Área Metropolitana de Lisboa.
O responsável referiu que vai ser feito ainda um "guia de campo" que vai fornecerá um conjunto de informações adequadas a cada uma das situações e dos agentes que a elas devem dar resposta, "sem sobrepor funções".
Os planos dos 26 municípios devem estar concluídos no decorrer do próximo ano.
Álvaro Ribeiro, responsável pela Protecção Civil Municipal de Vila Real, explicou que actualmente a autarquia actua de forma "mais ou menos rotinada" quando cai neve no concelho.
Acrescentou que o actual Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil de Vila Real "serve como documento orientador para os diversos riscos do município".
"Conhecemos a nossa realidade e quando as previsões meteorológicas nos dizem que vai nevar à cota de 800 metros já sabemos quais as aldeias e as estradas que vão ser afectadas", salientou.
De acordo com o responsável, Vila Real tem 196 quilómetros de estrada com exposição a norte, propícia à ocorrência de neve ou formação de gelo e, só no inverno 2009/2010, foram registados neste concelho 23 dias com neve.
Uma das grandes preocupações para a Protecção Civil é actualmente a rede rodoviária municipal, "cada vez mais utilizada por causa do transporte de crianças das aldeias para os centros escolares".
"Temos que garantir o mínimo de risco", salientou.