Um estudo realizado por um investigador britânico revela que ouvir música enquanto corre pode aumentar a performance da corrida em 15%.
Corpo do artigo
As investigações feitas em maratonas decorridas no Reino Unido mostraram que os atletas sentiram que correram mais depressa e aguentaram mais tempo porque estavam a ouvir música ao longo do percurso.
O Dr. Costas Karageorghis, principal responsável pelo estudo realizado na Universidade de Brunel, afirma que a música pode ser considerada "uma droga legal para os atletas".
No livro mais recente do investigador, autor de mais de 90 artigos sobre a influência da prática do desporto, é referido que a música não tem o mesmo efeito se o atleta correr muito depressa, ou seja, quanto mais depressa correr menos a música vai influenciar na performance.
Na notícia avançada pelo "The Guardian", o investigador Costas acrescenta que ouvir música com auscultadores, ou seja, com uma "set-list" feita pelo próprio utilizador, tem maiores efeitos no desempenho da corrida, dada a influência pessoal das músicas na pessoa que corre.
O investigador adianta que o efeito da música na corrida, tal como nas drogas, perde o efeito ao longo do seu consumo.