O Governo informou esta quarta-feira que "não foi detetada até ao momento, em Portugal, nenhuma situação" de consumo de carne de cavalo em vez de vaca, à semelhança do que se verificou noutros países da Europa.
Corpo do artigo
Em comunicado hoje emitido, o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território refere que se trata de "um crime de fraude económica, quer quanto à origem, quer quanto à composição do produto, bem como quanto à rotulagem", sublinhando que "a carne de cavalo não representa nenhum perigo para a saúde pública".
O Governo informa ainda que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a "acompanhar e monitorizar a situação" e garante que a secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Alimentar "salvaguardará sempre a segurança alimentar e a defesa do consumidor em Portugal".
A Comissão Europeia apelou hoje a todos os estados-membros da União Europeia (UE) para que façam testes de ADN aos produtos à base de vaca, em resposta ao escândalo da carne de cavalo em refeições preparadas de bovino.