Quase dois mil casos de febre de dengue foram notificados até 2 de dezembro na Madeira, informou o diretor-geral da Saúde, na atualização semanal do surto que se realiza na ilha desde 3 de outubro.
Corpo do artigo
No comunicado divulgado pela Direção-Geral da Saúde, e assinado pelo seu responsável, Francisco George, lê-se que, no âmbito do processo de monitorização do surto de dengue na ilha da Madeira, do dia 3 de outubro até ao dia 2 de dezembro, "foram, cumulativamente, notificados 1993 casos de febre de dengue", na região.
"Na semana 48 (de 26 de novembro a 2 de dezembro), foram notificados 102 novos casos, que representam uma variação de -54% relativamente à semana anterior", acrescenta Francisco George, salientando que "todos os casos notificados evoluíram no sentido da cura", num reforço da variação negativa.
No mesmo comunicado, o diretor-geral da Saúde informa que "foram hospitalizados, cumulativamente, 118 doentes, dos quais dois estão internados na presente data", tendo ainda ocorrido "42 casos de febre de dengue" - dados igualmente acumulados - "notificados em cidadãos com história de estadia prévia na ilha da Madeira".
Francisco George adianta que "não foram registados óbitos", mantendo a DGS as "recomendações e as medidas implementadas para a prevenção e controlo do surto, com o objetivo de limitar a transmissão local, bem como evitar a exportação do mosquito vetor".
À agência Lusa, o diretor-geral da Saúde afirmou existirem "indícios que permitem perceber que há uma desaceleração da atividade do vírus", observando que a inexistência de óbitos é um "indicador de qualidade".
"Os doentes com critérios de internamento são internados, devidamente tratados e têm alta. Isso é um indicador de qualidade dos trabalhos de controlo que estão a decorrer", acrescentou Francisco George.
Na semana passada, a DGS deu conta da existência de 1891 casos de febre de dengue notificados na Madeira, dos quais 966 confirmados em laboratório.
A 3 de outubro, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira tornou pública a existência de dois casos confirmados de febre de dengue, cuja transmissão ocorre através da picada dos mosquitos "Aedes aegypti" quando infetados com o vírus. Os mosquitos foram detetados na Madeira, em 2005.