Meia hora de granizo em Barcelos e Esposende, esta quarta-feira, cerca das 23 horas, provocou vários acidentes de viação na região. Três ocorreram na A28 e outro na A11. No total registaram-se nove feridos, dois deles com gravidade.
Corpo do artigo
O primeiro sinistro aconteceu às 23 horas, envolvendo dois carros que circulavam no sentido Esposende / Viana do Castelo da A28. As viaturas despistaram-se, acabando por colidir uma com a outra na descida de Vila Chã, devido ao forte granizo que caiu e se acumulou na via. Aqui registaram-se dois feridos, um homem e uma mulher na casa dos 40 anos e que foram transportados para o Hospital de Viana do Castelo pelos Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE).
No mesmo quilómetro, mas no sentido oposto, alguns carros envolvem-se em vários despistes devido ao granizo na via. A situação acabou por registar danos materiais e o condicionamento da A28. A Brigada de Trânsito da GNR de Viana do Castelo tomou conta das ocorrências.
Quando um reboque se preparava para entrar na A28, no nó de Esposende, para assistir as viaturas do acidente na autoestrada, acabou por se envolver em violento choque frontal.
Uma carrinha familiar da marca Ford, que circulava na variante da Estrada Nacional (EN) 103-1 no sentido Vila Cova/Esposende, chocou frontalmente com o pronto socorro.
Os dois ocupantes da carrinha, um casal jovem com 19 anos de idade, teve mesmo que ser desencarcerado. Bombeiros Voluntários de Esposende, os Bombeiros Voluntários de Fão e a VMER de Barcelos socorreram as vítimas.
O condutor do pronto socorro era um bombeiro de 24 anos de idade da corporação de Esposende. As vítimas foram transportadas para o Hospital de Braga, com várias fraturas e a GNR de Esposende tomou conta da ocorrência.
Já na A11, que foi cortada ao trânsito durante uma hora, registou-se um despiste de um carro seguido de choque em cadeia com mais três viaturas envolvidas. Granizo acumulado, que de acordo com os bombeiros chegou a registar dez centímetros de altura, terá estado na origem do sinistro.
Os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, com vários meios, socorreram as três vítimas com idades entre os 50 e os 70 anos. Segundo fonte no local, uma criança, ocupante de um dos carros sinistrados no choque em cadeia, foi transportada para o Hospital de Barcelos numa viatura particular.
As vítimas foram conduzidas para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros. A BT da GNR de Fafe tomou conta da ocorrência.