Mais de 650 bombeiros combatem nove incêndios, a maioria dos quais no distrito do Porto. No Baixo Tâmega, as chamas lavram nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Na área metropolitana do Porto há outros focos de incêndio, de menor dimensão, em Gondomar, Gaia e Trofa, que mobilizam várias corporações. Na Trofa, dois bombeiros ficaram feridos num incêndio.
Corpo do artigo
O maior número de meios estava em Murgido/Candemil, no concelho de Amarante, com 111 homens no local, auxiliados por 37 viaturas operacionais e um meio aéreo.
Ainda no distrito do Porto, na serra de Montedeiras, concelho de Marco de Canaveses, 18 bombeiros combatiam as chamas que começaram pelas 3.30 horas, enquanto 52 homens tentavam apagar um incêndio em Cimo de Vila, em Baião.
Outro local no concelho de Marco de Canaveses, em Outeiro/Soalhões, estavam 51 bombeiros, com 15 veículos.
Na serra das Flores/Covelo, estavam 76 homens, 24 veículos e um helicóptero no combate a este incêndio com duas frentes ativas, no concelho de Gondomar.
A baixa da cidade do Porto está cheia de fumo e de cinzas, provocados pelos vários focos de pequenos incêndios na área metropolitana, designadamente, em Vila Nova de Gaia, Gondomar e Trofa.
Bombeiros feridos na Trofa
Dois bombeiros ficaram feridos, esta quarta-feira de manhã, quando o veículo em que seguiam teve um acidente, a chegar ao local do incêndio, uma zona de floresta, em Covelas, na Trofa.
Os dois bombeiros dos Voluntários da Trofa dirigiam-se para o local do fogo, cerca das 7.05 horas, quando, numa descida íngreme, perderam o controlo do veículo rural de combate a incêndio no qual seguiam.
Apesar de o carro ter capotado várias vezes, os dois bombeiros sofreram apenas ferimentos ligeiros. Foram tratados a pequenas escoriações no Centro Hospitalar Médio Ave de Vila Nova de Famalicão. Os dois homens já tiveram alta.
As chamas deflagraram, cerca das 6.10 horas , numa zona de mato, próximo de uma zona habitacional e da capela de S. Gonçalo.
Fogo em Braga, Bragança e Vila Real
Em Samões, concelho de Vila Flor e distrito de Bragança, 130 homens, apoiados por 34 veículos operacionais e dois meios aéreos combatiam um incêndio em mato, cujo início foi registado pelas 2.30 horas de terça-feira.
No distrito de Braga, 56 bombeiros apoiados por 15 veículos e um meio aéreo faziam frente a um fogo em Monte da Mosqueira/Duas Igrejas (Vila Verde), que se iniciou na noite de terça-feira. Na zona de São Mamede, Póvoa do Lanhoso, estavam 31 bombeiros e 11 viaturas.
As chamas no Parque Natural do Alvão, no distrito de Vila Real, a lavrar desde a madrugada de terça-feira, eram combatidas por 129 operacionais, com 32 veículos e um meio aéreo.
Mais de 60 bombeiros foram deslocados para Alemandra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mais 16 veículos, ainda segundo a Proteção Civil.
Nos dois fogos naquele concelho, encontram-se cerca de 80 bombeiros, apoiados por 22 veículos operacionais. O incêndio de Manhucelos tem três frentes ativas.