O Papa Francisco anunciou, este domingo, que no início de junho vai visitar Sarajevo, que foi palco e se tornou o símbolo da sangrenta guerra dos Balcãs nos anos 90.
Corpo do artigo
Na sua intervenção semanal no Vaticano, o líder da Igreja Católica disse que visitará a capital da Bósnia a 6 de junho, para rezar pela paz e pelo diálogo inter-religioso.
"Peço-vos para rezarem para que a minha visita seja um incentivo para os fiéis católicos, que sirva para a consolidação da fraternidade, da paz, do diálogo inter-religioso e da amizade", apelou o sumo pontífice durante a oração Angelus, na Praça São Pedro.
Maioritariamente muçulmana, a capital bósnia foi o palco do conflito que, entre 1992 e 1995, fez 100 mil mortos, e recebeu a visita do Papa João Paulo II em abril de 1997, que, com a saúde muito fragilizada, pregou o perdão e a reconciliação.
A visita ficou marcada pela descoberta, algumas horas antes, de uma pesada carga de explosivos ligados a um detonador com controlo à distância, debaixo de uma ponte onde passava o cortejo de João Paulo II.
O Papa Francisco tinha sido convidado a participar nas comemorações do centenário do assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, elemento que foi detonador da Primeira Guerra Mundial, assinalado em Sarajevo no ano passado.
Esta será a segunda visita do Papa Francisco aos Balcãs, depois de em setembro ter estado na Albânia, naquela que foi a sua primeira viagem na Europa.
O Papa Francisco deverá visitar em julho o Equador, Bolívia e Paraguai, em setembro os Estados Unidos, tendo já manifestado desejo de visitar África Central e o Uganda no final do ano.