Parlamento Europeu pede passaporte para controlar segurança de implantes mamários
O Parlamento Europeu aprovou, esta quinta-feira, uma resolução onde pede que as mulheres com implantes mamários tenham um passaporte que possibilite o controlo da qualidade, para evitar casos como o do fabricante PIP.
Corpo do artigo
No passaporte, que deve ser assinado pelo cirurgião do hospital que colocou o implante, especificando as suas características, devem estar também incluídos os possíveis efeitos colaterais e advertências sobre riscos potenciais para a saúde e medidas para o cuidado pós-operatório e respetivo acompanhamento.
Os eurodeputados aprovaram a resolução por vasta maioria na sessão plenária de Estrasburgo, França, que termina esta quinta-feira.
O Parlamento Europeu (PE) pede agora que a Comissão Europeia assuma a liderança do processo na Europa para regular a questão a nível comunitário.
Uma recente avaliação solicitada por Bruxelas sobre a segurança dos implantes mamários PIP não excluiu a hipótese de estes terem efeitos adversos para a saúde das utilizadoras, embora não conclua que estas mulheres corram mais riscos.
Uma nota informativa da autoridade que regula o setor do medicamento em Portugal (Infarmed) diz que a Comissão Europeia solicitou ao Scientific Committee on Emerging and Newly Identified Health Risks (SCENIHR) uma avaliação científica sobre a segurança dos implantes mamários Poly Implant Prothese (PIP).
O objetivo da avaliação foi "verificar as consequências da utilização dos implantes mamários PIP, em comparação com o estado da arte dos implantes, e efetuar uma análise risco-benefício da sua explantação".
"Os resultados dos testes das propriedades físico-químicas do silicone e da cápsula e os resultados dos estudos de irritação 'in vivo' não permitem excluir a existência de efeitos adversos para a saúde das utilizadoras dos implantes mamários PIP, nomeadamente os relacionados com o aumento do número de reações inflamatórias devidas à rotura dos implantes mamários PIP", lê-se na circular do Infarmed.