As temperaturas vão subir mais de dez graus Celsius de máxima até à próxima quarta-feira, prevendo-se uma Páscoa com "muito sol" e sem precipitação.
Corpo do artigo
"Apesar de ainda ser muito cedo para dizer com total certeza, a tendência para o fim de semana de Páscoa será de sol, sem precipitação e com as temperaturas máximas a rondar os 30 graus Celsius", explicou à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Madalena Rodrigues, salientando que a subida gradual da temperatura (até 10º) irá registar-se entre sexta-feira desta semana e a próxima quarta-feira.
As temperaturas vão começar já a subir gradualmente a partir de sexta-feira, dia para o qual estão previstas máximas entre os 20 e os 23 graus na zona de Lisboa e Vale de Santarém e um pouco mais elevadas (25/27) na região sul.
"Isto amanhã [sexta-feira]. A partir daí prevê-se uma subida mais significativa, sendo que os dias 31 de março e 1 de abril (terça e quarta-feira) serão os mais quentes com 29/30 graus, em Lisboa", sublinhou.
Madalena Rodrigues explicou que estas temperaturas elevadas "estão acima da média para esta época do ano" e devem-se a "um anticiclone, à passagem de uma massa de ar quente", que vai dar origem a temperaturas mais altas.
"Depois, a partir de dia 2 de abril, vamos ter uma ligeira descida da temperatura, mas ainda vamos continuar com temperaturas elevadas para época. A tendência para as miniférias da Páscoa será de sol, com temperaturas entre os 28/29 graus", concluiu.