Mais de 30 passageiros de diversos autocarros que ficaram bloqueados sexta-feira à noite na auto-estrada A4 pernoitaram no quartel de bombeiros de Amarante, disse o comandante da corporação.
Corpo do artigo
"Eram passageiros de autocarros que iam para o Porto e Vila Real e que devido ao gelo não puderam prosseguir viagem", adiantou Jorge Rocha. Segundo o comandante, ninguém ficou sem assistência dos bombeiros.
"Socorremos três autocarros e alguns camiões na auto-estrada A4 mas alguns motoristas preferiram ficar nas viaturas, que foram rebocadas esta manhã para o parque florestal da cidade e para a variante do Tâmega", acrescentou.
"Todos os passageiros que quiseram ser evacuados para a cidade e para o quartel dos bombeiros foram transportados pelos bombeiros", assegurou o responsável operacional.
Confrontado com a denúncia de um passageiro à Sic Notícias, esta manhã, de que tinham sido abandonados pelas autoridades, o segundo comandante da corporação, Gonçalo Monteiro, esclareceu que "só ficaram ali [no autocarro] porque quiseram".
Gonçalo Monteiro refere que todos os motoristas foram contactados e pode ter acontecido "que tenham respondido pelos passageiros" por estarem convictos de que poderiam prosseguir viagem durante a noite.
Além disso, o autocarro estava muito perto da cidade e a escassas centenas de metros de zonas habitadas e até com um restaurante, pelo que o responsável dos bombeiros afirma não entender "porque dizem que ficaram à fome e à sede durante toda a noite".
Este responsável confirma que esta manhã, quando o autocarro foi rebocado para o parque florestal, tinha passageiros no seu interior (cerca de uma dezena), mas mantém que ninguém ficou sem assistência.
"Os bombeiros de Amarante evacuaram mais de uma centena de pessoas desde o início do nevão", afirma Gonçalo Monteiro, que insiste que esses passageiros ou alguém por eles deram instruções de que não queriam ser evacuados, como o foram passageiros de outros autocarros.
"Se nos tivessem telefonado durante a noite, tê-los-íamos socorrido e evacuado para o quartel dos bombeiros", assegurou.
Segundo os bombeiros, alguns destes veículos vão poder prosseguir viagem, uma vez que o IP4 reabriu cerca do meio-dia, estando a via transitável entre Amarante e Vila Real.
Apenas a auto-estrada A4 se mantinha cortada ao início da tarde, mas os bombeiros e as autoridades estão confiantes em que será possível reabrir a via durante a tarde deste sábado.
A zona de Amarante amanheceu sob sol radioso e os bombeiros locais têm informações de que não se prevê queda de neve para hoje nesta região, conjugação meteorológica que deverá permitir a reabertura de todas vias de comunicação.