Polícias nas galerias do parlamento vão protestar "em silêncio" contra cortes
Polícias vão marcar presença, esta sexta-feira, nas galerias da Assembleia da República para, "em silêncio", protestarem contra os cortes previstos no Orçamento do Estado para 2014, numa iniciativa que junta os dez sindicatos da PSP.
A presença dos polícias nas galerias do parlamento coincide com o debate da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2014, para o setor da segurança interna, que contará com a presença do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
O presidente do Sindicato Nacional da Polícia, Armando Ferreira, disse à agência Lusa que uma "grande quantidade de elementos policiais" vai marcar presença nas galerias da Assembleia da República.
Segundo Armando Ferreira, os profissionais vão, "em silêncio", demonstrar o desagrado com os cortes previstos no OE para o próximo ano e com todas as medidas aprovadas na Assembleia da República, que afetam os elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), como a chamada lei das 40 horas semanais e os cortes nos apoios de saúde.
Os dez sindicatos da Polícia vão também entregar à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, um memorando conjunto, no qual exigem que passem a ter uma carreira especial, tendo em conta a sua condição de polícia.
O dia de luta dos sindicatos de polícia termina com uma concentração ao fim da tarde, em frente aos Paços de Concelho das capitais de distrito, onde também vão entregar o memorando.
Segundo a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2014, a Administração Interna deve dispor de 1.949 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 6,8% face aos valores de 2013.
