Cerca de duas dezenas de portugueses estão concentrados junto da embaixada de Portugal em Andorra para protestar contra o eventual encerramento desta missão e de todas as instalações consulares portuguesas no Principado.
Corpo do artigo
O conselheiro da comunidade portuguesa no Principado de Andorra, José Manuel Silva, também presente na concentração, disse à Lusa que os manifestantes empunham cartazes com palavras de ordem contra o encerramento da embaixada e instalações consulares, num protesto pacífico.
"Se não pudermos salvar a embaixada, ao menos que fiquemos com o consulado", referiu o conselheiro, em contacto telefónico.
Já esta terça-feira, Paulo Pisco, deputado socialista pela Europa, pediu a intervenção do Presidente da República para evitar o eventual encerramento da embaixada de Portugal em Andorra, que acredita atingirá "dura e profundamente" a comunidade portuguesa.
"O presidente da República não pode reconhecer a importância que Andorra tem tido para Portugal e para a comunidade, fazer pedidos [...] e depois não ter uma palavra para impedir, sensibilizar, explicar ao Governo que a opção de encerrar as estruturas consulares em Andorra não é correta, é de grande insensibilidade e vai atingir dura e profundamente a comunidade portuguesa e as relações entre Portugal e Andorra", adiantou o deputado.
Na quarta-feira, o deputado do PSD pela Europa Carlos Gonçalves tinha dito que "será problemático" se os portugueses em Andorra ficarem sem estrutura consular, e que o encerramento da embaixada de Portugal no Principado já era "um propósito" do anterior governo.
"Não quero acreditar que vá deixar de haver uma estrutura de apoio consular às comunidades portuguesas", disse Carlos Gonçalves.
Na quinta-feira passada, o embaixador português em Andorra, Mário Damas Nunes, disse ter recebido ordens para encerrar as instalações e fechar os serviços até ao final de Dezembro.
No entanto, na sexta-feira, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse não existir "nenhuma decisão relativamente a qualquer encerramento de qualquer posto ou qualquer embaixada".