O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, considerou, esta sexta-feira, "uma grande honra" a atribuição do Nobel da Paz 2012 à União Europeia e sublinhou que o galardão "é para todos os cidadãos" europeus.
Corpo do artigo
"É uma grande honra que a União Europeia (UE) tenha ganho o Prémio Nobel da Paz este ano", disse Schulz, num comunicado hoje divulgado em Bruxelas.
"Este Prémio Nobel da Paz é para todos os cidadãos", sublinhou, acrescentando também que "o ato histórico de reunificação [da Europa] foi justamente reconhecido".
Para o presidente do Parlamento Europeu, os valores defendidos pela UE - como a dignidade humana, liberdade, democracia, respeito pelos direitos humanos, entre outros - estão subjacentes a todas as atividades internas e externas da UE.
O prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à União Europeia pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou o Comité Nobel, em Oslo.
"A união e os seus precursores têm contribuído, há mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa", escreveu o Comité Nobel norueguês no comunicado em que anuncia o prémio.