A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu esta terça-feira ao início da tarde um aviso à população na sequência das previsões de agravamento das condições climatéricas em todo o país, com chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, nos próximos dias.
Corpo do artigo
A Proteção Civil sublinha que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há "condições para a ocorrência de trovoadas nas regiões do norte e do centro, em especial no litoral, onde podem ser mais persistentes a partir do final do dia de hoje até ao final do dia de quarta-feira", podendo estas condições estender-se também às regiões do sul, na quinta-feira.
O IPMA espera vento forte do quadrante sul, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros nas terras altas, acima dos 600 metros de altitude. Prevê ainda agitação marítima na costa ocidental, em especial a norte do Cabo da Roca, podendo as ondas de noroeste atingir os quatro metros.
O comunicado refere que o agravamento do estado do tempo pode provocar, entre outros efeitos, "dificuldades de escoamento dos sistemas de drenagem urbanos, nomeadamente durante os períodos de preia-mar, podendo haver inundações em locais historicamente mais vulneráveis".
Além disso, há a "possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de acumulação de águas pluviais por insuficiências dos sistemas de drenagem".
A ANPC salienta que o impacto destes efeitos "pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados" e recomenda, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para fazer face a estas situações".