
O PS manifestou, esta terça-feira, o seu "repúdio" face à ação do governo na área da educação de adultos, denunciando uma situação "inédita" na administração pública de despedimento coletivo de técnicos de educação e formandos.
Esta posição foi assumida em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, pela vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Odete João, e surge após a notícia divulgada esta terça-feira pelo JN, segundo a qual o Govrno terá dado instruções às escolas para recorrerem ao despedimento coletivo para encerrar os centros novas oportunidades.
"O PS repudia as políticas que têm sido seguidas pelo Governo PSD/CDS em matéria de educação de adultos. O Governo prometeu um estudo que nunca apresentou, mas encerrou cerca de metade dos centros Novas Oportunidades", declarou Odete João.
De acordo com a dirigente do Grupo Parlamentar do PS, neste momento "há várias centenas de formandos e de técnicos de educação sem vencimentos pagos, porque a Agência Nacional para a Qualificação apenas disponibilizou uma primeira tranche na ordem dos 15%" do total.
"Os centros que não foram financiados tiveram de despedir os técnicos de educação e formandos, numa situação absolutamente inédita na administração pública, porque estamos perante um despedimento coletivo. Estas medidas colocam em causa a educação de adultos, o desenvolvimento do país e a coesão social", sustentou a "vice" da bancada socialista.
Odete João referiu também que o atual Governo "deixou para trás" um programa de avaliação internacional da OCDE e optou por uma avaliação que ainda se desconhece.
Interrogada sobre que medidas alternativas os socialistas propõem nesta área, Odete João deu a seguinte resposta: "O PS vai lutar com todos os seus meios para que a educação de adultos continue a estar na agenda política, porque é fundamental, particularmente neste momento de crise, ter adultos qualificados que possam acrescentar valor nos seus postos de trabalho".
"Um ano mais de escolaridade tem acréscimos ao nível do Produto Interno Bruto", sustentou a vice-presidente da bancada socialista.
