TVI e SIC receberam pedidos formais da PSP para cederem imagens da manifestação de 14 de novembro, mas ambas recusaram, usando o mesmo argumento: imagens não editadas são reservadas e não são para partilhar com a Polícia.
Corpo do artigo
Na TVI, que recebeu, quarta-feira, um pedido formal da PSP, foi o próprio diretor da estação quem deu a notícia, no telejornal das 20 horas. Segundo José Alberto Carvalho, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP enviou à TVI um pedido por correio eletrónico, que incluía troca de mensagens internas da Polícia, num dos quais se referia a "preferência" por imagens não editadas. Acontece que são precisamente essas as imagens que a TVI recusa ceder.
José Alberto Carvalho esclareceu em direto os telespetadores e os polícias, avisando que a estação só cede imagens que são do domínio público, ou seja, que já passaram na TVI ou na TVI24.
As imagens não editadas são consideradas material de trabalho e portanto protegidas pelo sigilo profissional dos jornalistas.
O mesmo argumento é usado pelo diretor de informação da SIC Notícias, que confirmou, ao JN, o pedido da PSP e a resposta negativa.
"As imagens em bruto são material reservado dos jornalistas", diz António José Teixeira, confirmando que "não foi a primeira vez" que a Polícia fez pedidos desse género.