Dois homens receberam, esta quinta-feira, um fígado transplantado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e um terceiro está a aguardar um órgão compatível devido a envenenamento por cogumelos.
Corpo do artigo
Segundo o director daquela unidade de transplantes, Eduardo Barroso, os envenenamentos deveram-se à ingestão de cogumelos venenosos, mas afirmou desconhecer as circunstâncias em que ocorreram e adiantou haver registo de mais casos.
Eduardo Barroso confirmou que foram enviados para a Unidade de Transplantes do Curry Cabral dois homens envenenados foram operados durante a madrugada desta quinta-feira, tendo duas equipas trabalhado em simultâneo toda a noite para efectuar os transplantes de fígado com êxito, num total de 20 profissionais.
De acordo com o responsável hospitalar, um terceiro homem, que será também transferido do Hospital de Santa Maria, "poderá ser transplantado ainda esta noite, se houver um órgão compatível disponível".
Eduardo Barroso disse que a unidade que dirige foi contactada para "cinco ou seis casos" de envenenamento, mas que só pôde acudir a estes três, tendo os restantes sido divididos por duas outras unidades, nos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Hospital de Santo António no Porto.
Outra fonte médica contactada pela Lusa disse que um homem de 36 anos está a ser assistido no Santo António, no Porto, e outro de 56 anos em Coimbra, mas não esclareceu se já foi feito qualquer transplante ou se há órgãos compatíveis disponíveis.
Eduardo Barroso apelou à população para que não coma cogumelos apanhados no campo e lembrou que nos últimos tempos já ocorreram "13 ou 14 casos em todo o país", um deles atingindo uma família inteira em que o pai era apanhador profissional destes fungos.